A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, e sim para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja. É atividade de salvação de Jesus Cristo de onde vem toda a atividade da Igreja, que tem como tarefa de alcançar todos os seres humanos para que possam obter a vida eterna...

"Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!" (1 Cor 9,16)

Visite outros locais:

Twitter: Clique aqui!
Facebook: Clique aqui!

Paróquia

Uma breve história de nossa Paróquia


A Cepela Nossa Senhora da Conceição, na Ilha da Conceição - Niterói, foi edificada por Manuel Rodrigues de Figueiredo no cume do morrochamado ainda hoje de "morro da capela" em 16 de julho de 1711 (início do séc. XVIII).
No decorrer de seus anos, e por muito tempo só era aberta para festas de Nossa Senhora da Conceição em 08 de dezembro, por muitos fiéis, dos municípios de Niterói e São Gonçalo, que vinham rezar e agradecer por benefícios e favoresalcançados.
Somente no séc. XX, pelos anos 40, quando esta capela pertencia à Paróquia de São Sebastião do Barreto, e ali se constituiu uma comunidade, se passou a celebrar missas dominicais e a assistência espiritual constante de diversos sacerdotes, entre os quais: o saudoso Monsenhor João Quintella Reede e Monsenhor Sampaio.

Pouco tempo depois esta capela passou a pertencer à Paróquia dos Sagrados Corações na Vila Pedreira Carneiro. Foi então, na década de 60, que fora designado para a Ilha um capelão. Dentre os diversos milagres de Nossa Senhora da Conceição é da memória de todos os moradores o dia 17 de dezembro de 1961, quando ocorreu a catástrofe do incêncio do grande circo, montado em frente da Ilha, onde hoje se encontra uma clínica do exército. Foram ceifadas naquela tarde catastrófica mais de 1000 almas, entre homens, mulheres e crianças de todas as classes sociais. Por providência e salvação de Nossa Senhora da Conceição, naquele ano no dia 08 de dezembro não fo possível realizar a procissão devido a um fortíssimo temporal que caiu durante todo o dia de Nossa Senhora. A procissão foi transferida, então, para o dia 17 de dezembro, dia fatídico, na mesma hora da estreia do espetáculo. Mas o povo da Ilha, tomado pela devoção e pelo amor a esta Mãe maravilhosa, foram todos para a procissão, deixando de lado tal divertimento. Foi aí o milagre: do lugar onde poderia ter saído mais vítimas, não morreu ninguém...
E dizem alguns que durante a procissão ouvia-se as sirenes dos bombeiros e ambulâncias, mas somente soube-se do ocorrido depois. O povo da Ilha foi mais uma vez salvo por intercessão e especial proteção de sua padroeira.

Dentre os cários capelões que passaram pela Ilha, dando assistência espiritual, o que ficou mais tempo foi o padre Izídro Robaina, cônego Elídio Robaina, membro de nosso cabido arquidiocesano. Este exerceu as primícias de seu sacerdócio aqui na Ilha, entre os anos de 1965 e 1974.

Em 19 de fevereiro de 1978, a Capela de Nossa Senhora da Conceição foi elevada "verbalmente" pelo saudoso Sr. Arcebispo de Niterói, D. José Gonçalves Costa, à categoria de Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sendo nomeada para ser o primeiro documento que atesta sua criação e diz: "Aos 19 de fevereiro de 1978, D. José Gonçalves Costa, Arcebispo de Niterói, vai à Paróquia dar posse ao novo vigário Pe Irineu Bevian...".
Padre Guedes trabalhou na Ilha até 1983, sendo também nesse período o reitor do seminário. Ainda neste ano de 1978 o então prefeito da Cidade de Niterói, Ilmo. Sr. Dr. Wellington Morreira Franco deu à Arquidiocese de Niterói e à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, então representada pelo Sr. pároco, o Instrumento Particular de Permissão de Uso do Terreno do imóvel a contar a partir do dia 22 de junho de 1978.

Aos 13 dias do mês de fevereiro de 1991, o Sr. Arcebispo Metropolitano de Niterói, D. Carlos Alberto Navarro, preencheu uma lacuna de nossa história que é a ausência de um decreto da criação da paróquia, confirmou a criação e a erigiu canonicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pater Noster - Jesus a verdadeira videira

"Jesus se compara com a videira. Uma das plantas mais antigas da humanidade que fornece uma bebida que se tornou universal desde a era antiga. Jesus é o transmissor da seiva do Pai. Sem a seiva do amor de Deus jamais seremos felizes. Parece que a humanidade inventa desculpas para justificar a ela mesma. Procura subterfúgios afirmando que eles trazem felicidade. Há muitos galhos secos dentro do mundo. Pessoas infelizes porque não se comunicam com Deus. Nós cristãos precisamos oferecer às pessoas escravas da ditadura do relativismo imposto pelos meios de comunicação social a verdadeira alegria que vem da comunicação permanente com o Criador. Vamos rezar neste domingo pela profunda vocação de nossas mães. Que Deus as ajude para que elas vivam sua maternidade seguindo o exemplo de Maria nossa mãe."

Informativo:

___________________________________________
Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Ilha da Conceição - Niterói - RJ
Endereço: Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 13
CEP: 24050-0215
Telefone: (21)2620-6013
E-mail: pnsconceicao.ilha@yahoo.com.br
___________________________________________

Calendário: